Fórum Intersindical

As ações de Vigilãncia em Saúde do Trabalhador já são realizadas há muitos no Estado da Paraíba em parceria com sindicatos dos mais variados ramos produtivos. Entre o CEREST mais atuante no Estado, destaca-se o Regional João Pessoa, responsável pela  1ª Macrorregional de Saúde. Nessas ações pontuais e, muitas vezes, descontinuadas, observou-se a necessidade de se estreitarem os laços entre o movimento sindical, as instituições públicas de vigilância da saúde e as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão, além de outras instituições com interesse nas relações saúde-trabalho. Com os Projetos ENSP 018-FIO-13, ENSP 041-FIO-14, ENSP 006-FIO-15, de formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador, vigentes desde 2013, executados pela Fundação Oswaldo Cruz com financiamento do Fundo Nacional de Saúde, esta necessidade ganhou forma e força e daí surgiu o Fórum Intersindical, tendo como propagador o Fórum Intersindical do Rio de Janeiro.

 

O Fórum Intersindical na Paraíba nasceu como uma proposta mediada pelos processos de formação vinculados ao Projeto ENSP 018-FIO-13/FIO -15, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz e dos Cerest Regional João Pessoa e Cerest Estadual Paraíba. Contudo, é importante ressaltar que, como o próprio nome diz, o Fórum é uma iniciativa plural, que somente é capaz de ser instalado com a participação de diversas entidades. São parcerias imprescindíveis os sindicatos da região, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual e regionais, a Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGST), as universidades públicas locais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como entidade proponente.

Trata-se de um espaço de formação e discussão das relações saúde-trabalho, articulando o saber dos trabalhadores e o seu conhecimento sobre os seus problemas de saúde e o saber e conhecimento dos técnicos que atuam na área. É, principalmente, um espaço para a ação em saúde do trabalhador, trazendo para o debate, e daí adquirindo conhecimentos, os principais problemas do processo saúde-doença em cada nível local. 

 

Posts Recentes 
Siga
  • Fan Page
    Meus Blogs Favoritos